quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Motor - Part 3, Sistema de escapamento.

Agora sim, com os radiadores instalados, voltamos à instalação de sistema de escapamento.
Antes de começar, tive que comprar primeiro graxa Anti-Seize (Antigripagem), que deve ser aplicado nas junções nos escapamentos. Não serve usar qualquer graxa, e sim Anti-Seize com resistência térmica de pelo menos 900 C.
Este lubrificante serve para evitar travamento das dos tubos de escapamento, ocasionando a trincamento ou quebra de componentes de sistema de escapamento.
Optei pela Walter Rock 'N Roll Ceramic anti-seize, com resistência térmica de ate 1400 C, caríssimo.....talvez por isso, muitas vezes ignorados pelos proprietários de Rotax.

Lubrificantes aplicados nas junções


E também, devido a proximidades dos tubos de escapamento com as mangueiras de água. Por questão de redundância, foi acrescentada mangas anti-chama (outro produto caríssimo......) nas partes que ficam próximas dos tubos de espaçamento.



Finalmente, Safety Wire nas molas de escapamento. Quando alguma mola se soltar ou quebrar, estes SW segura a mola quebrada ou ate o escapamento no lugar, evitando que as peças saiam voando. Este é muito importante especialmente quando o motor tiver em Pusher configuration, ta certo que não é meu caso, mas redundância....

Não consegui terminar todas, vou terminar de montar os SW no próxima dia de trabalho.

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